FUMOBRANCO
PHASE II
Learn from yesterday, live for today, hope for tomorrow


23/05/2007

HOLLY GRAAL

Pois é parece que comprar e alugar casa não é para os residentes de Macau. Quem vive e trabalha no território tem pela frente um conjunto de condicionantes que se unem a uma batalha infindável contra as Agências imobiliárias e os proprietários famintos pelo dinheiro proveniente da actual especulação de mercado. Admito que há mais de 2 anos procuro casa para alugar, um espaço ideal que reúna preço, espaço, qualidade, claridade e vista. Parece um sonho impossível encontrar uma casa que reúna todos estes aspectos simultaneamente. Em todas as épocas de procura, que costumam ser depois do ano novo chinês até ao fim do verão, vejo em média mais de 100 casas que se dividem em inabitável, mau, impossível recuperar, nada mau e médio. Ou a casa tem um visual fantástico e a renda é astronómica, ou a renda é justa e tem um aspecto inabitável! Mas todas a vezes que me encontro em plena época de procura parece que estou quase lá como se do Paraíso me aproximasse ou como se estivesse a chegar ao “Holy Graal” das casas!

À medida que o tempo passa e a casa não chega começo a esgotar as minhas possibilidades e a apresentar sintomas de verdadeiro cansaço. Para além da falsa ideia que “todos estrangeiros são senhores de muita massa” agora a nova mania dos proprietários é “se quer pedir subsídio de arrendamento tem que pagar mais”. Tudo porque estes senhores feudais, que pensam que andamos a labutar para eles, acham que os trabalhadores que anualmente pagam os seus impostos ao Governo da RAEM têm que pagar os impostos que as Finanças lhe cobram sobre as propriedades. Parece que estamos no velho “Faroeste” onde a lei não impera e onde todos querem ganhar MUITO e gastar NADA à custa dos que vivem as suas vidas honestamente. Todos os anos as Finanças cobram um imposto sobre o valor colectável de cada individuo, seja pelo trabalho prestado a qualquer empresa privada ou governamental, seja pelo arrendamento de numa propriedade privada.

Sinceramente acham justo, depois de pagarem os impostos, que devem pagar uma renda mais cara só porque os proprietários decidiram que esta tem obrigatoriamente que incluir o imposto normal que o governo lhes cobra. Estamos na quinta dimensão, onde nada faz sentido e o inacreditável e fantasioso ganha lugar ao normal e lógico. Mas eu ainda me pergunto: - Se calhar tu é que não estás a ver bem as coisas. Não me parece que assim o seja, aliás pela minha experiência de casas posso vos dizer que está é a primeira vez que não faz realmente sentido aceitar uma proposta para alugar casa sobre estes pretextos. A mim já me põe os cabelos em pé ouvir preços altíssimos por ser “estrangeira” imaginem quando eu ouço um agente imobiliário a dizer que eu tenho que pagar mais por causa dos impostos que o proprietário tem que pagar.

Por uma questão de princípio vou esperar pelo meu “Holy Graal” mas desta vez coloco mais uma qualidade neste inatingível sonho, não pagar o imposto e pedir subsídio de arrendamento! Só por curiosidade, tal como inúmeros portugueses a viver em Macau, terei que sair da minha casa dentro dos próximos meses porque o senhorio quer vender a casa ou alugar por uma alarvidade de dinheiro. Estou triste! Muito triste!

Irina Carvalho

Etiquetas: ,


Stop the bullying

 

ECKHART TOLLE - LIVE SPEECHES

my MOVIE LIST

Lilypie 6th to 18th Ticker
Daisypath Happy Birthday tickers

Powered by Blogger

Google