EUA_MILHÕES DE POBRES
A percentagem de pobreza desceu ligeiramente, pela primeira vez em dez anos, de 12,6 por cento (37 milhões de pessoas) em 2005 para 12,3 por cento em 2006. Contudo, o número de pessoas sem seguro de saúde aumentou, atingindo os 47 milhões em 2006.
Um lar com duas pessoas é considerado na pobreza quando os seus rendimentos são inferiores a 13.167 dólares por ano, segundo aquele Gabinete. Há 12,8 milhões de crianças e jovens com menos de 18 anos na pobreza e 8,7 milhões de crianças não têm assistência médica.
Cerca de 3,4 milhões de pessoas com mais de 65 anos vivem na pobreza. Os resultados do inquérito revelam também grandes diferenças de rendimentos entre homens e mulheres. O Sul do país é mais pobre, nomeadamente os Estados do Mississipi (21,1 por cento de pobres), da Luisiana e também a capital Washington DC. Os condados mais ricos encontram-se também nos arredores de Washington (Fairfax na Virgínia, Montgomery em Maryland).
Os Estados de Maryland, Nova Jérsia e Connecticut, no Leste do país, são os mais ricos em termos de rendimentos por lar. San José no coração de Silicon Valley, na Califórnia, e Plano no Texas (Sul) são as grandes cidades mais ricas, enquanto que Cleveland (Ohio, Norte), Détroit (Michigan, Norte) bem como Miami (Florida) estão entre as mais pobres.
Fonte: Portal de notícias Portugal Diário - 29.08.2007